sábado, 20 de julho de 2013

Brusque-SC > Gramado-RS - Primeiro Dia de Viagem

Acordamos as 06:00 e a chuva já não estava mais presente, tomamos aquele café reforçado e iniciamos os últimos ajustes e montagem dos equipamentos na bikes para iniciar a viagem.  As 07:34 iniciamos nosso pedal em direção a barra sul pela avenida Brasil e após 3km pedalados já tivemos o primeiro pneu furado na bicicleta do Egon.

Alguns minutos depois, apos os consertos rápidos necessários, chegamos aos fundos do restaurante de comida mexicana "Guaca-Mole" estávamos iniciando a travessia de do Rio Camboriú de balsa, travessia esta custeada pela prefeitura para os moradores e turistas que desejam realizar a travessia do rio. Esta mesma travessia é utilizada no sentido oposto dentro do Circuito Costa Verde e Mar. 

De lá seguimos em direção ao o tunel que liga BC a cidade de Itapema, para eliminar a necessidade de subir o morro do boi e facilitar assim o percurso daquele dia. Neste ponto senti-me um pouco desconfortável pela necessidade de se pedalar na contra-mão de uma BR durante uns 500 metros até a entrada e quase 1 km após sair do tunel. Embora a indicação do percurso seja realizada pela própria administradora da BR-101, ela sequer realiza alguma identificações para os motoristas que trefegam em sua mão ou então alguma divisão fisica que possa garantir maio segurança ao ciclistas. Caso você tenha tempo e disponibilidade aconselho utilizar outros percursos alternativos ou ir pela mão subindo o morro do boi. 


O dia se mantinha estável e aos 33km um novo pneu furado, desta vez do Douglas, exigiu uma nova parada inesperada logo após a ponte de Tijucas. Sem muito vento contra o único problema que encontrávamos no deslocamento era quantidade de sujeira nos acostamento e vias marginais de BR-101. BR-101. Paramos por voltas das 13:30 para o almoço já na cidade de Palhoça e muito próxima ao destino final programado. Naquele momento devido ao tempo ainda disponível decidimos então prolongar o pedal e ao invés de pernoitar na praia do sonho, prolongar até Garopaba. Conseguimos chegar até o túnel de acesso a cidade de Garopaba com tempo estável e a partir daquele momento a chuva apareceu e tivemos que colocar nossas capas de chuva, aproveitando para fazer um lanche e descansar um pouco. Continuamos a viagem e com a chuva o nossas capas de chuva, aproveitando para fazer um lanche e descansar um pouco. Continuamos a viagem e com a chuva o tempo também de fechou trazendo a noite junto com ela, pelas 16:30. Após atravessarmos o túnel, depois de uns 2km, iniciando a descida para a cidade de Garopaba, nos deparamos com um garrafa quebrada no acostamento e 3 pneus furados de uma só vez, um dos pneus com um belo rasgo. Localizamos uma casa próxima ao local e nos deslocamento para lá para o conserto das bikes, já que além de ainda chover muito, o frio começou a aparecer e o local era muito perigoso. No local não tinha ninguém em casa, localizamos uma estrebaria e após algumas buscas, conseguimos uma luz e começamos a trabalhar nos consertos. Foram longas uma hora e meia de trabalho e após tudo pronto iniciamos novamente nosso pedal, nos deslocando até o próximo posto para uma parada para lanche. Neste momento em conjunto decidimos tentar um resgate até o destino final para podermos chegar a tempo de localizar uma pousada, jantar e descansar e não comprometer o restante da viagem. Após algumas conversas, pedidos de carona, conseguimos com os funcionários do posto o contato de um taxista que possui uma carretinha e que poderia fazer nosso translado, ligamos, combinamos o preço (R$ 30,00) e após 10 minutos ele estava no posto para nos levar até a Praia do Rosa. Chegando ao centrinho da Praia do Rosa localizamos  um local para pernoite e fomos tomar aquele banho e se arrumar para ir procurar um jantar. 


Localizamos o restaurante “Lola” aonde fomos bem recebidos e conseguimos uma opção sem glúten. No cardápio possuem uma opção de pizza sem glúten, mas devido ao movimento da época eles não possuíam no estoque a massa para prepará-la. Após uma consulta rápida do Garçom junto ao Chef na cozinha, me foram apresentados 3 opções no cardápio possíveis. Acabei escolhendo um selecionado de legumes cozido ao molho shoyu acompanhado de arroz. Prato preparado muito rapidamente, servido em excelente qualidade visual e sabor esplêndido  Aconselho a todos.


Na saída passamos num mercadinho 24hrs e compramos pão, achocolatado, geleia e algumas coisas adicionais para o café da manhã do próximo dia.


Origem: Bairro Centro - Balneário Camboriú - SC
Destino: Praia do Rosa - Garopaba - SC
Distância percorrida no Dia: 137,06km

Tempo Pedalando no Dia: 07h05min
Tempo Geral no Dia: 11h54min
Velocidade Média no Dia: 11.5km/h
Ganho de Altitude no Dia: 786m
Altitude Máxima no Dia: 118m

Nenhum comentário:

Postar um comentário